IFMT

Diretoria de Pós-Graduação do IFMT

início do conteúdo

IFMT capta recursos no Edital CAPES Amazônia Legal para fomentar cursos de mestrado

Publicado por: Reitoria / 16 de Outubro de 2020 às 17:32

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado final das propostas selecionadas no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na Amazônia Legal. O edital tem o objetivo de fomentar propostas de planos de desenvolvimento de programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela Capes, em áreas estratégicas, apresentadas por Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas na região da Amazônia Legal.

O Instituto Federal de Mato Grosso teve duas propostas aprovadas neste Programa, totalizando aproximadamente R$ 937.600 para investimento nos programas da instituição, incluindo custeio, materiais de consumo e bolsas de pós-graduação para os próximos 4 anos. Esta conquista foi viabilizada por meio do trabalho colaborativo entre o Diretor de Pós-graduação da PROPES, docentes e coordenadores dos mestrados do IFMT, envolvendo planejamento, orientação, redação e submissão das propostas. Este recurso apoiará cursos stricto sensu nos campi Cuiabá e Bela Vista. O plano apresentado à CAPES para esta captação de recurso está associado à meta estratégica institucional de consolidação dos programas de pós-graduação do IFMT e obteve êxito contemplando duas áreas temáticas: 1) Biodiversidade, conservação e recuperação ambiental; 2) Tecnologia da informação e comunicação (com foco na educação).

As propostas oficialmente aprovadas ficarão disponíveis no site da PROPES, na página de Convênios e parcerias de pós-graduação (link aqui).

Sobre a Amazônia Legal
Amazônia Legal é uma área que corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a totalidade de oito estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Estado do Maranhão. O conceito de Amazônia Legal foi instituído em 1953 e seus limites territoriais decorrem da necessidade de planejar o desenvolvimento econômico da região e, por isso, não se resumem ao ecossistema de selva úmida, que ocupa 49% do território nacional e se estende também pelo território de oito países vizinhos. FONTE: IBGE

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409